top of page

As magníficas Cachoeiras do Serrado, em Porteirinha/MG - Parte 1

Sempre que começamos a preparar a nossa próxima viagem, a lembrança das nossas primeiras aventuras pela natureza, ainda crianças com nossas famílias nas Cachoeira do Serrado, é sempre a primeira a chegar. Era tudo uma diversão só. Os tios ficavam dias preparando as coisas para levar: barracas, iluminação, fogareiros, caixas de cerveja, muita comida e a rede de balanço que nunca ficava de fora. Cada um contribuia como podia e a festa era garantida por, no mínimo, dois dias. Essas lembranças nos fazem recobrar ainda mais nossa consciênca quanto ao importante papel que temos na aproximação das crianças com a natureza. A consciência que temos hoje sobre as causas ambientais e todo cuidado que dispensamos para causarmos o menor impacto possível dentro da natureza só foi possível de ser desenvolvido porque passamos grande parte da nossa infância e juventude em contato com a natureza.

Claro que o fato de termos nascido em uma cidade do interior de Minas Gerais, onde a presença da natureza ainda é abundante, facilitou muito a vida dos nossos pais em nos deixar mais inseridos nesse meio tão importante. Mas a dificuldade de estar em contato direto com a natureza não deve ser desculpa para não fazê-lo algumas vezes ou sempre que possível. Os benefícios são tantos que merecem todo esforço. Mesmo que a motivação que os levava a reunir a família para essas aventuras eram outras que não o desejo de aproximar as crianças da natureza, foi tudo extremamente essencial no processo de formação da nossa consciência ambiental.

Se você ama seu filho e ama o mundo em que ele vive, faça todo esforço possível para o deixar em contato com a natureza e com as coisas ligadas a elas. Tudo que você fizer será compensado com o cuidado que ele dispensará a essa causa tão importante pra todos nós e. Além de formar pessoas mais conscientes e justas, o contato com a natureza forma pessoas mais humanas e consequentemente um mundo melhor.

(Foto: Benjamin Telles - Todos os direitos reservados)

COMO CHEGAR

Agora que já fizemos nossas considerações sobre a importância do trabalho que queremos desenvolver, vamos começar a destrinçar nosso primeiro roteiro de viagem: As Cachoeiras do Serrado.

"As magníficas Cachoeiras do Serrado estão localizadas na zona rural de Porteirinha, norte de Minas Gerais, distante cerca de 45 km do centro da cidade. O acesso pode ser feito de duas formas: estrada de terra por entre as comunidades com percursso mais curto, cerca de 25 km, porém com dificuldade elevada de direção, já que a estrada ainda não é sinalizada para turistas. ou pela MG 122 e uma outra parte por estradas de terra sinalizadas, que é a nossa recomendação. Siga pela rodovia MG 122 sentido Mato Verde até a altura do KM 20 na comunidade de Serra Branca, entre a direita e siga as placas de orientação, conforme imagens abaixo.

(A estrada de terra que leva da MG122 até o Serrado é relativamente boa e não necessita de veículos 4x4)

As Cachoeiras do Serrado estão dentro da área de Porteirinha no Parque Estadual de Serra Nova, que também conta com áreas nas cidades de Serranópolis de Minas e Rio Pardo. O Parque, que foi criado em 2003 mas até hoje não possui um plano de manejo para todas as suas áreas, e portanto nem todas os seus atrativos estão disponíveis para visitação, fica na Serra Geral ou Serra Do Espinhaço, como é conhecida pelos nativos da região. A Serra corta partes dos estados de Minas e da Bahia, sendo uma das maiores do Brasil.

Uma fenda aberta no meio da Serra do Espinhaço, como se houvesse sido "Serrada" por alguém, é onde está escondida toda a beleza das Cachoeiras do Serrado. Suas perenes águas escuras e correntes entre enormes pedras formam excelentes poços para banho, um atrativo a mais nesse oásis perdido em pleno sertão norte-mineiro.

(Foto: Benjamin Telles - Todos os direitos reservados)

ONDE FICAR

A falta de infra-estrutura ainda é um grave problema para os amantes do turismo de aventura em toda a região. O Parque Estadual de Serra Nova, que é de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas, ainda não possui um Plano de Manejo finalizado, uma espécie de projeto final aprovado para exploração econômica do turismo nas áreas pertecentes ao Parque, o que inviabiliza muitas melhorias que precisam ser feitas.

Na região das Cachoeiras do Serrado não existem hostels ou albergues para hospedagem imediata. As únicas acomodações são casas particulares para aluguel com antecedência. Algumas dessas casas possuem estrutura para receber mais de 20 pessoas, e custam em média R$1.000,00 por três ou quatro dias nas altas temporadas.

Confira algumas das casas para aluguel próximas as Cachoeiras do Serrado:

Se você não está disposto a gastar tanto dinheiro com hospedagem, nossa dica é procurar algum morador e tentar combinar sua hospedagem em casa de família ou em barracas nos quintais das residências. Existem muitas residências nas proximidades da Cachoeira e a hospitalidade do povo mineiro torna possível uma boa experiência de convívio também com os nativos e seus costumes.

ONDE COMER

A falta de infra-estrutura do Parque reflete diretamente na nas opções de alimenação e recepção que deveriam existir para atender o alto número de turistas que circulam pelas Cachoeiras todos os anos. Não é possível encontrar restaurantes, farmácias, padarias, ou outros comércios do tipo. Se você vai sozinho fazer os passeios, nossa dica é combinar o almoço/jantar na residência onde estiver hospedado. Facilita para você e ainda te dá a oportunidade de conhecer o típico tempeiro caseiro Mineiro. Mas se você pretende ir em família, nossa dica é encomendar nos bares que existem próximo a Cachoeira o almoço/jantar diariamente. É possível escolher alguns pratos tradicionais e combinar o horário a ser servido.

O QUE FAZER

Vai depender muito do que você procura para seu passeio e a disponibilidade de dias que tem para ficar. O passeio mais conhecido e tradicional é pela Cachoeira da Bica, na parte mais baixa da Serra. As piscinas naturais que se formam ao longo do curso do rio são excelentes para os passeios em família. As estradas de acesso e as trilhas são muito fáceis. Uma ótima opção para pessoas de qualquer idade. Vale lembrar também que não e cobrada nenhuma taxa de visitação no parque.

- Riacho Doce -

O Riacho Doce é o local preferido das famílias. Suas águas tranquilas e piscinas naturais para banho atraem na maioria as famílias que procuram um dia todo de diversão. As crianças podem ficar a vontade sem maiores riscos. Tudo isso com um visula exuberante ao fundo.

- Cachoeira da Bica -

(Foto: Benjamin Telles - Todos os direitos reservados)

Sus imponentes 70 metros formam a maior queda de todo o Parque Estadual de Serra Nova. Sua água é perene e com um bom volume durante todo o ano. Seus poços tem alguns lugares em que chegam a 15 metros de profundidade de uma água MUITO fria. A trilha de acesso tem cerca de 60o metros e é bem fácil. O percurso pode ser feito de chinelos mesmo.

Dentro do Parque, como em todos os outros Parques, o visitante fica proibido de:

- Fazer/acender fogo

- Acampar sem autorização do IEF

- Retirar espécies de plantas, minerais ou animais

- Subir o canyon sem autorização prévia do IEF

- Levar animais domésticos de qualquer espécie

- Utilizar isopor (apenas caixas térmicas de plástico são aceitas)

e nos aproveitamos para reforçar o pedido. Vamos abolir práticas degradantes do nosso convívio com a natureza. Sempre que puder, evite de:

- Levar embalagens plásticas de qualquer tipo. Um simples anel de lata de refrigerante é um lixo que passa despercebido, mas faz estragos incalculáveis.

- Levar bebidas alcólicas. Um ambiente assim requer interação entre homem e espaço. Deixe para beber quando estiver um bar lembrando daquele momento que você viveu sobriamente.

Não perca mais tempo e comece a programar o seu passeio pelas "Magníficas Cachoeiras do Serrado, em Porteirinha/MG". Temos plena convicção que você irá se surpreender muito além do que pode imaginar. Esse passeio é M A R A V I L H O S O.

Observação:

As Cachoeiras do Serrado representam o inicio de todo convívio natural e equilibrado que buscamos levar hoje em dia. Esse é o nosso principal refúgio quando precisamos renovar as energias. Além de estar em nossa cidade natal, essas águas possuem algo misterioso, que nos faz apaixonar logo de primeira vista, e ela passa a ser a preferida de todos que a conhecem. Um mistério que ainda não conseguimos explicar, mas que várias pessoas podem testemunhar.

- AGRADECIMENTOS -

PATROCINADOR - PATROCINADOR - PATROCINADOR PATROCINADOR

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page